“Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje” (Provérbio chinês).

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Mentira

“Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo”. (Abraham Lincoln)

Com mentira, fica difícil se manter um relacionamento sadio. Infelizmente, vivemos em um mundo de enganação, onde o ser humano mente em seu relacionamento diário, sem nenhuma culpa ou constrangimento. Muitas vezes tratada como esperteza, a mentira é um vício de adultos e crianças. Estas passam por uma fase em suas vidas, onde essa prática é até tolerada, pois faz parte do seu desenvolvimento. Só que muitas já crescidas, continuam mentindo, motivadas muitas vezes pelos péssimos exemplos dos adultos. Nas pequenas e grandes ações, o homem é um mentiroso contumaz. Mente tanto em uma simples conversa de bar com os amigos, como em uma importante negociação de trabalho. Há algumas situações em que a mentira é uma prática corriqueira, como na compra e venda, quando quem quer comprar desvaloriza e quem quer vender apresenta vantagens que não existem. Em algumas profissões a mentira é aceita como algo normal. Um exemplo são os advogados em suas defesas. Uma das ocupações onde a mentira é generalizada é na política. A maioria dos políticos mente desbragadamente. O ser humano para ser íntegro, jamais deverá mentir. Ser mentiroso é ser desonesto. Há pessoas que se acham bastante inteligentes, usando a mentira para contar vantagens e tirar proveito de situações, certas de que enganarão seu interlocutor, não percebendo que a pessoa que pretendia enganar, descobriu desde o início da conversa, que estava sendo enganada, mas que por educação, não quis demonstrar, evitando constrangimento. É o típico do mentiroso idiota. O mentiroso é um manipulador, crente da sua capacidade de enganar e que jamais será descoberto, pensa ser possuidor de mais neurônios que os seus semelhantes. Mas mentira tem pernas curtas e mais cedo ou mais tarde a verdade prevalecerá.

Armando Maynard

Nenhum comentário:

Postar um comentário