“Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje” (Provérbio chinês).

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Educação dos Filhos

“Eduquemos as crianças para não precisarmos punir os adultos”.

É responsabilidade primeira dos pais, educarem e bem, os seus filhos. Educação que deve começar logo nos primeiros meses de vida, no lar, pelos dois, pai e mãe, em combinação e parceria, para que não se crie uma disputa de poder, num acompanhamento do dia-a-dia, não deixando passar nada, pois a falta praticada hoje e não repreendida, punida ou castigada, dependendo da idade, é claro, poderá ser repetida no amanhã e o que é pior, já acompanhada de outra, mais nova ou até mais grave. Por isso os pais deverão ficar atentos, enfrentando os conflitos e incompreensões, muito comuns nessa idade, com firmeza e autoridade, pois como dizia minha saudosa mãe, “pé de galinha não mata pinto” e demonstrando ao mesmo tempo amor e bons exemplos. Esse acompanhamento deverá permanecer até que o filho, com a ajuda da escola e professores, já adolescentes, comece a ter maturidade e discernimento. Isto não quer dizer que se vá baixar à guarda, não, “filhos criados, trabalhos dobrados” já diz o ditado, pois mesmo já adultos, continuam a merecer atenção e acompanhamento, conselhos e até preleções, devendo ser chamados atenção, quando necessário, óbvio que reservadamente, quando alguma atitude e comportamento não estiverem compatíveis com os princípios que nortearam a educação e formação dada, pois muitas vezes o que lhes fora ensinado, e que hoje motivado pela frouxidão dos costumes e de valores, desta época em que vivemos, onde se dar mais valor ao ter do que ao ser, de um mercado competitivo, agressivo e muitas vezes antiético e de um sistema capitalista selvagem, termina por acontecer certos desvios de condutas. É aí em que entram os pais, atentos e sempre alertas, querendo o melhor para seus filhos, chamando-os à atenção, fazendo-os com que voltem ao rumo certo, de homem de bem, de retidão de caráter, cidadão cumpridor de seus deveres e exigentes com seus direitos. Sejamos pais/amigos de nossos filhos, acompanhando-os sempre, até o fim de nossas vidas, pois mais experiências e vivências, certamente nós temos.
Armando Maynard

2 comentários:

  1. Olá Armando!!
    Obrigado pela visita e desculpe e ausência!!
    Para variar, mais uma vez vc escreveu TUDO... na medida certa!!
    Acredito que o único caminho que temos pra fazer as coisas mudarem com o tempo neste País, seja a educação de qualidade, desde cedo e com conteúdo!
    Abraços e parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, Armando. O que não pode acontecer é os pais prenderem tanto os seus filhos, tirando-lhes a liberdade de expressão, ou de decisão, ou até pior: causando-lhes síndrome do pânico, por botarem medo do mundo lá fora.
    Valeu pela visita e comentário no meu blog. Não tive aquela intenção com a foto, mas até que ficou cabível! rs Apesar de ter tanta gente lendo no meu itinerário ao trabalho, ainda estamos longe de um país de leitores, mas estamos indo bem. Pena que estão lendo muita porcaria...
    Abraço

    ResponderExcluir