“Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje” (Provérbio chinês).

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Violência e Medo - Real e Virtual

Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado...” (W)

“O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente...” (Wikipédia)

O medo hoje paira em todos os lares. Famílias inteiras ficam apreensivas, quando um dos seus tem que sair à rua para trabalhar, ou para um simples lazer. Em todos os lugares você está sujeito a passar por um susto ou até ser morto em decorrência de um roubo ou assaltado. As residências viraram verdadeiras fortalezas, com grades, cercas elétricas e cães e os mais ricos com segurança particular. O celular é a ferramenta de monitoramento dos pais para saberem se seus filhos estão bem. A vida se torna a cada dia que passa mais arriscada. A violência é a tônica dos noticiários locais, nacionais e internacionais. Viver hoje é um risco. Nas grandes cidades, cada dia mais pessoas ficam traumatizadas por terem vividos horas de desespero nas mãos de seqüestradores e bandidos. Isto quando o desfecho do seqüestro termina bem, quando a família consegue pagar o resgate, ou a polícia descobrir o cativeiro, sem que isso traga prejuízos à integridade física dos reféns. Na periferia das cidades um tiroteio pode surgir a qualquer momento e uma bala perdida pode atingir um cidadão que vai passando na hora. No Rio de Janeiro, o medo de assalto nas ruas é tão grande, que quando um carro quebra em área de maior risco, como dentro de um túnel, por exemplo, o motorista sai na carreira do carro e o abandona, com medo de ser assaltado e morto. Ao se viajar para o exterior, o medo continua, por conta dos atentados terroristas. Esta loucura do mundo atual, mata indiscriminadamente inocentes, em nome de crenças, ideologias e outras loucuras. Muitos chegam a rezar antes de se explodirem, são os homens bombas. Mesmo em casa trancado, vivemos com medo de usarmos a internet, onde os hackers entram no computador, passando a ter acesso a conta do Banco e debitando despesas em nosso cartão de crédito, sem falar dos ataques de vírus que contaminam as nossas máquinas, corrompendo arquivos. É uma verdadeira guerra de medo e violência real e virtual.
Armando Maynard

Um comentário:

  1. Como o mundo mudou, né, Armando? Ontem, fiz um post sobre os 40 anos do Festival de Woodstock, onde 500 mil pessoas ficaram juntas durante três dias e não houve nenhuma violência! Incrível, não? Quarenta anos depois, o mundo é isso aí que você retratou tão bem em seu post!
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir