“Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje” (Provérbio chinês).

sábado, 21 de abril de 2012

Orlando Dantas e a "Gazeta de Sergipe"

Foto do arquivo de Paulo Roberto Dantas Brandão 

Orlando Dantas foi um grande sergipano que fez muito por sua terra, um exemplo de democrata e aguerrido jornalista que fez História com seu jornal "Gazeta de Sergipe". A Gazeta teve grande importância na minha formação intelectual. Era o ano de 1968, trabalhava no Cartório de meu Tio Aminthas e logo que chegava ia direto a procura da "Gazeta". Quando não  a comprava na banca pela manhã, ao ir para casa ao meio dia, voltava a procurar a mesma, agora para levar pra casa. A noite, depois do jantar quando terminava de ler a Gazeta, começava a recortar o que queria arquivar, como os editoriais,  as colunas de Zózimo Lima e Ariosvaldo Figueiredo, sem esquecer a seção de Cinema do Ivan Valença. Até hoje não surgiu um jornal local com conteúdo político/cultural genuinamente sergipano que se compare ao da saudosa "Gazeta de Sergipe".

Armando Maynard

Um comentário:

  1. O jornalista Orlando Dantas nasceu em Capela no dia 28 de setembro de 1900 e faleceu em Aracaju no dia 09 de abril de 1982.

    ResponderExcluir