“Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje” (Provérbio chinês).

sábado, 29 de setembro de 2012

A Fazenda Porto dos Barcos, Município de Riachuelo-SE.

Foto: acervo de Antônio Martins Bezerra. Reproduzida do livro "Riachuelo Passado de Riquezas" de Antônio Martins Bezerra, página 59, ano 2012.

A fazenda Porto dos Barcos e suas famosas palmeiras, no município de Riachuelo-SE. A mesma pertenceu aos meus tios Tasso Garcez e Carmelita, já falecidos.  Muitas lembranças do Porto dos Barcos. Quando das férias escolares íamos eu e meus primos Paulo (falecido), Aminthas..., passar as férias escolares aí, a convite dos tios Tasso, Carmelita e do primo João Luiz (bujão), falecido. Ainda cheguei a alcançar o Engenho moendo e gostava de ficar a observar da janela dessa casa, a movimentação dos carros de bois a levarem cargas e mais cargas de canas caiana para o engenho. Mas a maior atração mesmo eram os cavalos, pois logo cedo, quando ainda estávamos tomando o café da manhã, o qual era uma fartura, com ovos, cuscuz, leite natural, tiradinho quase na hora, macaxeira, inhame, requeijão, coalhada..., já víamos o vaqueiro "Dó" a selar os mesmos. Complicado era a escolha, pois todos queriam pegar o Senegal, cavalo bonito e de uma passada macia, o preferido do Tio Tasso. Um dia fizemos um longo passeio e terminamos em Riachuelo, quando aproveitamos para ir à outra Fazenda, a São José, essa do Tio José Garcez, pois não é que o Senegal, nesse dia montado por mim, ao chegar perto da Fazenda São José, deu uma desembestada, passando, milagrosamente, por cima de um pontilhão...

Armando Maynard

Nenhum comentário:

Postar um comentário