“Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje” (Provérbio chinês).

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Empregada Doméstica

Por minha casa já passaram várias diaristas e lavadeiras, cada uma com seu modo e jeito de ser. Algumas tinham certa educação e informação, outras eram totalmente desinformadas e de muito pouca educação. Sempre tivemos - eu, esposa e filhos - muita paciência e respeito humano com todas, pois sabemos que vêm de famílias muito pobres. É costume das donas de casa, quando da admissão de uma empregada para trabalhar em suas residências, ter como primeira preocupação, as referências das mesmas quanto à sua honestidade, terminando, por ser este o item de maior importância, por tratar-se de uma ocupação que requer total confiança dos contratantes, pois a contratada irá passar a maior parte de seu tempo trabalhando sozinha e tomando conta da casa. Já sua capacitação, termina relegada ao segundo plano, sobrando para todos da casa, que têm que ensinar quase tudo, pois são pessoas vindas de ambientes de extrema pobreza e sem nenhuma experiência. A grande maioria não teve a oportunidade de conhecer a organização de uma casa, onde tudo tem o seu lugar. Muitas não têm a mínima noção de higiene, como o hábito de lavar as mãos, muito menos quanto à arrumação e limpeza de uma casa. Ao limparem os móveis e manusearem os enfeites e objetos que se encontram sobre os mesmos, por não terem as mãos treinadas, os derrubam, ou não conseguem recolocá-los nos mesmos lugares. Puxadores de gavetas são arrancados e fechaduras das portas emperram motivadas por suas mãos pesadas. Por tudo isso, as famílias que as empregam, tem que ter muita paciência em seu treinamento. No caso da segurança da casa, por serem pessoas humildes e até ingênuas, precisam ser alertadas e orientadas, pois alguns bairros são zonas de muitos assaltos a residências. Para isso, as mesmas precisam ter o máximo cuidado no atendimento de estranhos na porta da rua e ao telefone. A ocupação doméstica continua sendo para muitas jovens, a grande oportunidade de seu primeiro emprego. Empregam-se como babás, copeiras, cozinheiras, diaristas ou lavadeiras. Seria importante que setores sociais do governo, investissem mais em cursos e treinamentos para essas pessoas.

Armando Maynard

3 comentários:

  1. Creio que o trabalho doméstico é algo referente aos países de terceiro mundo. Nos EUA - ´país que adoramos imitar - apenas milionários possuem empregada,e apenas uma que faz todo serviço doméstico. O serviço ´doméstico brasileiro é um braço da escravidão um reflexo da falta de perspectiva. Lamentavelmete a sociedade brasileira em sua preguiça e aversão ao trabalho´parece não estar preocupada em extinguir o trabalho doméstico - destinado às pessoas negras, mulatas, que tem poucas perspectivas de ascenção - afinal quem cresce numa profissão tão aviltante como essa?

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos, infelizmente é a nossa realidade. Vale a crítica ideológica, mas sem os Estados Unidos como exemplo. Já faz um bom tempo que o trabalho doméstico em nosso país é uma profissão regulamentada. Garanto-lhe que aqui em minha casa, além de serem bem tratadas, as que quiseram, aprenderam e muito. Quanto a ser uma ocupação aviltante, discordo, pois não existe profissão aviltante, salvo quando o empregador não respeita o empregado. Aproveito para lhe agradecer o comentário instigante. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Armando, sei que você é ético nesta questão, mas você é um oásis nesse desesto...Esta temática é muito recorrente para mim, sinto isso no meu cotidiano como professor da rede pública estadual de SP. Quando temos reuniões, geralmente as mães que são domésticas não comparecem, não porque o desejam, mas porque seus patrões não permitem...eu acho isso desumano. Não é aviltante o trabalho em si - como foi bem observado por você - mas toda a simbologia que existe nele. Você como patrão ético e zeloso, com certeza transmitiu isso para quem trabalhou para você, o que é algo imensurável. Entretanto, como já disse, as raízes de nosso passado obscuro ainda são visíveis, seja no tratamento dado aos trabalhadores domésticos - um exemplo é o famigerado 'elevador de serviço', algo surreal. Abraços paulistanos.

    ResponderExcluir